Domingo, 20 Abril 2025
SINSEPOL: Nota de Apoio aos Policiais Civis do Rio Grande do Norte.

SINSEPOL: Nota de Apoio aos Policiais Civis do Rio Grande do Norte.

SINSEPOL: Nota de Apoio aos Policiais Civis do Rio Grande do Norte

 

A Diretoria  Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Rondônia - SINSEPOL manifesta publicamente apoio a luta e à greve legítima dos policiais civis do Rio Grande do Norte pelo pagamento dos salários de novembro, dezembro e do décimo terceiro.

 

Neste momento em que o Brasil vem atravessando uma profunda Crise Moral e Institucional, vem prestar seu irrestrito apoio aos colegas da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do NORTE, os quais, liderados por sua entidade sindical, o SINPOL RN, estão mobilizados por conta dos reiterados atrasos de pagamentos de salários.

 

A diretoria do SINSEPOL já fez contato com os diretores do SINPOL RN, manifestando apoio irrestrito ao movimento, assim como, perante a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL, que informou que o SINPOL RN se encontra em fase de regularização de sua filiação junto a Confederação, que todas as medidas possíveis serão adotadas para resguardar o direito dos policiais civis potiguares.

 

Ao ignorar as reivindicações dos Policiais Civis Potiguares o governo demonstra que não tem nenhum compromisso com a sociedade local, pois como pode um trabalhador ir para o seu labor sabendo que a sua esposa e filhos estão sem nenhum alimento em sua mesa? Profissionais que dedicam suas vidas ao duro labor de defender a vida de outras pessoas, inclusive ameaçando-os de prisão.

 

O SINSEPOL se solidariza com os policiais civis, representados pelo SINPOL/RN, e com os militares e bombeiros que estão na mesma situação de extrema penúria. Repudia a política de desvalorização e descaso de qualquer Governo que impõe políticas de massacre e desvalorização da segurança pública, principalmente contra os servidores públicos, profissionais de polícia, que cada vez mais sofrem com a desvalorização.

 

Em razão dos atrasos nos salários, os policiais civis estão impossibilitados de trabalhar devido as questões financeiras e psicológicas, pois, com a falta de dinheiro para transporte, alimentação dentre outros direitos fundamentais, os policiais estão sem as condições mínimas para desenvolver suas atividades.

 

Mesmo sem receber há quase três meses, os policiais civis mantêm o funcionamento dos serviços em regime de plantão, no entanto, a pedido do Governo do Rio Grande do Norte, a Justiça considerou o movimento ilegal, determinando o retorno as atividades e a prisão dos policiais que incentivaram a paralização, numa decisão judicial que sentenciou os policiais civis a trabalharem sem nem mesmo receberem seus salários.

 

O Sindicato também repudia a decisão judicial antidemocrática que determinou a prisão de liderança dos policiais civis, bem como de policiais militares e bombeiros. Tal decisão é no mínimo absurda, pois extrapola todos os conceitos do direito trabalhista, administrativo, penal ou mesmo cível. É uma decisão lamentável, pois, ao invés de garantir aos policiais as condições dignas de trabalho, como a questão do direito constitucional aos alimentos, vez que o Governo de forma injusta, quer obrigá-los a trabalhar sem assegurar direitos básicos.

 

A diretoria do SINSEPOL manifesta apoio irrestrito aos policiais civis do Rio Grande do Norte, considera a manifestação legítima, devendo ser suspenso todo e qualquer tipo de perseguição à categoria Policial Civil e sanada a  situação salarial desses verdadeiros heróis.

 

 

AUSTERIDADE E LUTA!!

000