Dia 5 de novembro é o Dia do Escrivão de Polícia. Parabéns a esses profissionais que são fundamentais ao funcionamento da máquina policial em todo estado, em todo país.
Sem desmerecer os demais cargos numa delegacia ou departamento, o escrivão é um profissional completos, com amplitudes operacionais e administrativas, que assume em sua rotina diária, um papel de policial multifunção, em prol da segurança pública. É um agente público imprescindível para o Estado, operador dos atos da polícia judiciária.
Em sua rotina diária, o escrivão se revela um elo de ligação entre a autoridade policial e o povo, entre o povo e a polícia. E apesar de tudo isso, muitas vezes passa despercebido. Muitas vezes trabalha além de suas forças por força da necessidade e em detrimento de sua vida social e familiar. Quantas vezes atravessando madrugadas pra cumprir seu dever.
O escrivão não é um escravão. É o escrivão é agregador em seu local de trabalho. E quase tudo numa delegacia passa pelas mãos do escrivão de polícia. Possui a fé pública policial. É respeitado e respeita o ordenamento jurídico em seus atos de ofício.
Diz o escrivão de polícia do Paraná, João Carlos da Costa:
“Parabéns, aos bravos Escrivães de Polícia, que carregam com muito orgulho o estandarte glorioso das Polícias Judiciárias de todo o Brasil.”
HOMENAGEM DO SEPRO E SINSEPOL AOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE RONDÔNIA
000