Continuando as visitas às Delegacias Regionais, no interior do Estado, a Diretoria do SINSEPOL, formada pelo presidente Rodrigo Marinho, Pelo Diretor Financeiro José Ribeiro, e Pelo Diretor Social, Adão James, visitou na última semana as Delegacias de Polícia Civil, da Regional de Jaru.
A Delegacia Regional de Jaru, foi criada recentemente pelo Governador Do Estado de Rondônia, Confúcio Aires Moura, por meio da Lei complementar 814 de 03 de fevereiro de 2015, a qual deve atender 14 cidades, entre elas cinco municípios e nove distritos.
Ocorre que, mesmo com todos os servidores se desdobrando para o pleno funcionamento da Delegacia, a Regional de Jaru, só pode mesmo funcionar no papel, pois na prática detém o menor número de servidores de todas as oitos Regionais de Polícia Judiciária de Rondônia.
No prédio da Delegacia Regional, que também funciona a 1ª DP de Jaru, possuem no cartório, apenas quatro escrivães, e no setor de investigação apenas cinco investigadores.
“Como querer que uma Delegacia de Polícia com este número de servidores possa investigar crimes de três municípios e seis distritos?”, indagou Rodrigo Marinho.
Não bastasse o fato dos servidores estarem trabalhando além da carga horária legal, sem receber nada por isto, ainda tem que fazerem cotas para a compra de café, água, e limpeza da Delegacia.
Em Machadinho D’Oeste a realidade ainda consegue ser mais grave, chegando na Delegacia de Polícia, às 17horas, encontramos quase todos os servidores ainda trabalhando. Na cidade conta com apenas uma datiloscopista e uma Delegada, que ficam de sobreaviso 24 horas, os 365 dias do ano.
Ressalta-se o fato que às condições físicas não são diferentes de nenhuma Delegacia de Polícia do Estado, com estruturas com mais de 20 anos, sem nenhum investimento por parte do Governo, que tem, como é sabedor, uma das polícias civis mais ética do País.
Foi registrada, pela Diretoria, ocorrência Administrativa das condições encontradas e retiradas dezenas de fotos para ulteriores providências.
“Devemos expor a realidade a que estão submetidos os policiais civis de Rondônia, um dos piores cenários de condições de trabalho e salário do Brasil. Vamos continuar visitando todas as Delegacias de Polícia do Estado, visando exteriorizar aquilo que há décadas vem sendo varrida para debaixo do tapete, e ignorada pelo Governo do Estado” Informou Rodrigo Marinho, Presidente do SINSEPOL.
Delegacia de Polícia de JARU.
DELEGACIA DE POLÍCIA DE MACHADINHO D'OESTE.
000