Domingo, 20 Abril 2025
Delegacias de Rolim de Moura abandonadas pelo Governo Confúcio Moura

Delegacias de Rolim de Moura abandonadas pelo Governo Confúcio Moura

Delegacias de Rolim de Moura abandonadas pelo Governo Confúcio Moura

A população tem visto diversas denúncias sobre a precariedade em que se encontram as delegacias de todo o Estado de Rondônia. Em Rolim de Moura a realidade é idêntica, existem três prédios onde funcionam a 1ª Delegacia de Polícia, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e a Delegacia Regional.

Você cidadão, pode visitar qualquer uma das delegacias e verificar a situação precária em que os servidores da Polícia Civil trabalham. O pior dos casos é a 1ª DP, localizada na Rua Jamari desde o ano de 1985, a Delegacia está podre, cheira mal, os poucos banheiros existentes são nojentos, são utilizados pelos servidores, pela população, pelos conduzidos, bêbados e ainda como depósitos. O esgoto que sai das celas da Cadeia Pública escorre pelo corredor da Delegacia. Você vai poder verificar também que nunca houve local adequado para a apreensão de veículos, eles ficam entulhados pelos corredores e por qualquer espaço que se possa encostar uma motocicleta ou uma bicicleta, virando um criadouro de ratos, aranhas e cobras. Também não há depósito adequado para objetos apreendidos, esses ficam entre as mesas dos Escrivães, pelo chão dos Cartórios. Procedimentos como Inquéritos Policiais também são arquivados da mesma maneira, em cima de mesas, cadeiras, pelo chão, onde houver um espacinho livre.

Os aparelhos de Ar condicionado também contribuem para a péssima higiene das delegacias, aparelhos com mais de dez anos de uso que nunca foram limpos, ou se foram, foi pela famosa “vaquinha” feita pelos servidores.

Agora pasmem, sabia que o Estado não compra água mineral, isso mesmo a água também é comprada pela “vaquinha”, assim como café de qualidade, açúcar, papel higiênico de qualidade, material de expediente de qualidade, já que os materiais fornecidos pelo estado são poucos e de péssima qualidade. Outro produto comprado pelos servidores foi um purificador de água instalado há cerca de dez anos em uma torneira, e que nunca recebeu uma limpeza, onde muitos saciam sua sede. Então Cidadão, se você visitar uma Delegacia de Polícia, sugiro que leve água de casa, como fazem os plantonistas.

Você sabia também que não existe profissional de limpeza no quadro da Polícia Civil?? Isso mesmo, as Delegacias são limpas pelos Agentes, Escrivães, Datiloscopistas, ou por apenados que são disponibilizados pelo judiciário. A única profissional de limpeza que fazia esse serviço se aposentou há quase uma década.

As delegacias não estão preparadas para atender o público, vítimas, testemunhas, infratores de diferentes Ocorrências são ouvidos numa mesma sala, ao mesmo tempo, porque não há espaço para realizar um bom trabalho, isso tudo ao meio a pilhas de procedimentos e de objetos apreendidos, dos mais diversos tipos,  objetos como facas, armas de fogo, pedaços de madeira, alguns sujos de sangue, de fezes, de esperma, em fim do jeito que foram apresentados.

Ainda não pense que existe investimento por parte do Estado para que seu bem seja recuperado, ou que seja ao menos reduzido o tráfico de entorpecente, ou que os homicídios sejam desvendados. Não senhor!!! Não existe tecnologia na investigação, não há câmeras de fotos e vídeos de qualidade, não há GPS ou Notebook, a internet é de péssima qualidade, não há um banco de dados de filme americano, não existem sequer celulares institucionais, o Policial usa seu próprio celular para produzir provas como fotos e vídeos. Não há impressoras coloridas, não há sequer toner para as poucas impressoras que existem. E é assim que funciona a investigação da Polícia Civil, se baseando em depoimentos testemunhais, já que produzir provas materiais é praticamente impossível.

E a resposta para a pergunta que todos fazem: PORQUE DEMORA TANTO PARA SE INVESTIGAR UM CRIME????? Agora você pode ficar deprimido, o número de Policiais Civis deste Estado decresce, enquanto que a população e a criminalidade aumentam diuturnamente, os concursos são poucos, os contratados são insuficientes, e muitos, mais muitos Policiais Civis se cansaram do descaso do Governo com a Polícia Civil e, como são extremamente instruídos e capacitados, passam em outros concursos e partem para carreiras que são melhores tratadas, como as fiscais, judiciária e outras. Por isso hoje, podemos afirmar, sem medo de errar, que os crimes investigados, são os considerados crimes graves e violentos, JÁ OS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO, O FURTO DO SEU BEM, SERÁ SEMPRE DEIXADO PARA UMA FUTURA OPORTUNIDADE, OU TALVEZ PARA NUNCA.

Além da exposição a toda essa mazela, os Policiais Civis trabalham o expediente normal e ainda permanecem de sobreaviso, em escalas desumanas que extrapolam qualquer carga horária permitida por lei, são acionados aos finais de semana, durante a noite, não recebem adicional noturno ou hora extra. Você faz hora extra na empresa onde você trabalha sem receber??? O Policial Civil sim.

Os Polícias Civis adentram em ambientes totalmente insalubres, como ‘bocas de fumo’, onde se revista vasos sanitários, fossas sépticas, se escava quintais, não existe sequer luvas para este tipo de trabalho, geralmente pedimos doações aos hospitais de cada cidade. Também manipula explosivos, materiais de alta periculosidade, e o Estado não reconhece o direito do Policial Civil aos adicionais de insalubridade e periculosidade, senão judicialmente, e ainda existe a constante ameaça da retirada dos adicionais ganhos na justiça.

Você sabia ainda que o Policial Civil é exposto todos os dias a uma carga excessivamente negativa, averiguando estupros, homicídios, agressões, recebendo conduzidos embriagados, lesionados, vítimas em estado deploráveis, adquire doenças físicas e psíquicas ao longo de sua carreira, chegando a quadros de depressão, e infelizmente não raros, e NÃO RECEBE NENHUM TRATAMENTO PSICOLÓGICO POR PARTE DO ESTADO???

E apesar de tudo isso PASME VOCÊ, O POUCO SERVIÇO QUE A POLÍCIA CIVIL CONSEGUE EXECUTAR DEVIDO AO BAIXÍSSIMO EFETIVO, É DE EXCELENTE QUALIDADE, DEVIDO AO ESFORÇO IMENSURÁVEL FEITO PELOS POLICIAIS, VERDADEIROS MILAGRES, LEVANDO-SE EM CONTA O INVESTIMENTO PRATICAMENTE INEXISTENTE POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO.

Mas você morador de Rolim de Moura pode perceber um prédio novinho, denominado UNISP, onde trabalharão juntos, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, porém não puderam ser inaugurados porque o Estado não adquiriu móveis, aparelhos de ar-condicionado e computadores. O prédio há tempos está pronto, mas por má gerência do Governo Confúcio, já está ficando deteriorado sem ao menos ser inaugurado.

A DEAM – conhecida como Delegacia da Mulher tem uma estética um pouco melhor, mas não graças ao Governo, e sim graças às Doações feitas pelo comércio local e pelo Tribunal do Trabalho.

Para constatar a veracidade desse texto faça uma visita a uma Delegacia de Rolim de Moura, ou analise as fotos do nosso local de trabalho.

Recentemente a Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública visitou algumas Delegacias, os profissionais ficaram assustados, eles não sabiam como funcionavam todas as Delegacias do Estado de Rondônia.









 
000