Após o Rondôniavip noticiar que a Polícia Civil fechar as portas em Ariquemes no início da noite do último domingo (13) devido a falta de vagas para novos presos na Casa de Detenção da cidade, a Delegacia Regional divulgou que o registro de ocorrências será feito das 07:30 às 18 horas.
Após esse horário, a porta ficará fechada e somente serão atendidos flagrantes, casos de urgência ou prioridade como de violência doméstica.
O atendimento ao público fica suspenso nos cartórios e no Serviço de Investigação (Sevic) das delegacias localizadas na Avenida JK. Qualquer depoimento ou procedimento deverá ser feito na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulheres, Crianças e Adolescentes (DEAM) ou na Delegacia Regional. Já os fatos relativos aos flagrantes e recebimento de mandados de prisão seguem normalmente.
A Delegacia Regional também informou que cinco agentes de Polícia foram retirados da escala do serviço de investigação para fazerem a custódia de presos. Segundo o que apurou a equipe de reportagem, hoje existem três presos na carceragem há mais de 24 horas. Com a demora na remoção dos detentos, as celas estão ficando com pessoas de maneira ininterrupta.
O Rondôniavip também verificou que os problemas só aumentam: o vaso sanitário da Delegacia Regional entupiu e alguns servidores fizeram uma limpeza de maneira provisória, com a ajuda de apenados enviados pela Sejus e Corpo de Bombeiros.
No último domingo (13), havia seis presos na carceragem, sendo que um foi solto mediante alvará e quatro foram enviados para a Casa de Detenção. Já na segunda-feira (14), permaneceu um detido e entraram novos quatro, que continuam no local sem previsão de saída. “Por sorte, que nenhum foi preso em flagrante na noite de ontem [segunda-feira], mas não dá pra ficar contando com a sorte. É muito complicado”, disse uma pessoa que trabalha na Delegacia Regional.
O Rondôniavip fez um levantamento e constatou que no ano passado, a Polícia Civil encaminhou 1.029 presos para a Casa de Detenção de Ariquemes, o que nos dá uma grave dimensão do problema.
Superlotação
A Polícia Civil em Ariquemes anunciou o fechamento das portas no início da noite do domingo (13). Nenhum preso estava sendo recebido porquê não há vagas no presídio local e os flagranteados do dia lotaram a cadeia da DP. Todos os serviços da PC estavam suspensos desde a segunda-feira, inclusive o de emissão de identidade. A informação foi divulgada pela Delegacia Regional.
Recentemente, a Justiça estadual interditou o presídio local por superlotação, além do quadro de servidores da polícia civil ser muito pequeno. Também falta de estrutura, onde os problemas são antigos.
A comarca de Ariquemes abrange seis municípios, sendo Monte Negro, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim e a própria Ariquemes, a grande demanda sempre resulta em acúmulo de serviço.
Fonte: RONDÔNIAVIP