A nova Presidente da Associação dos Servidores em Transposição do Ex-Território Federal para o estado de Rondônia (Assertron) Divina Costa, reuniu-se hoje quinta-feira dia 16 com o presidente Sinsepol – Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Rondônia Rodrigo Marinho, na sede do próprio Sindicato em Porto Velho. Divina que assumiu recentemente a presidência da Assertron,que defende hoje todas as categorias de servidores em transposição para o quadro Federal. A mesma tem o entendimento de que a Assertron tem que ter como objetivo principal, conseguir a transposição dos servidores contratados entre os anos de 1981 até 1991, bem como com relação aos aposentados, pensionistas, os concursados pelo Governo do Estado de Rondônia até a referida data (1991) e autarquias como exemplo o caso da Ceron, Caerd e Beron; pois a Assertron compreende que está sendo feito um trabalho através da Bancada dos Deputados Federais e Senadores dos Ex Territórios (Roraima, Amapá e Rondônia).
Entre os muitos assuntos tratados entre os dois presidentes, o tema principal foi com relação ao andamento dos processos de transposição, pois até a presente data foram examinados 14 mil processos, deferidos 7 mil deles, e até agora apenas 1.854 efetivamente foram transpostos e entraram na folha de pagamento da União.
Como a Assertron independente do Sinsepol, há anos já vem desenvolvendo um trabalho junto ao Congresso Nacional e a Comissão da Transposição, referente exatamente ao desvio de função dos policiais civis a idéia de Divina foi exatamente somar forças com o Sinsepol, na pessoa do seu Presidente Rodrigo Marinho e assim juntos conseguirem sensibilizar os parlamentares no Congresso Nacional, bem como e assim o Governo pra que essa transposição corra com mais rapidez, realizando sonhos de muitos servidores – muitos já idosos e até enfermos e que aguardam que esses sonhos individuais se concretizem.
Esclareceu Divina Costa, que já existe um Proposta de Emenda Constitucional do Senador Romero Juca, que será votada pela Câmara dos Deputados, aonde poderá existir uma Emenda em Plenário para que possa definitivamente contemplar todos os Servidores como já mencionado até 1991. A nova diretoria da Assertron compreende a legitimidade Constitucional já existente na PEC 60; porém entende que a Proposta de Emenda do Senador Romero Juca contempla os Servidores de Roraima e Amapá até 1993, podendo dentro ser acrescentado um artigo em uma Emenda de Plenário que venha definir de vez como dito antes, a questão das Autarquias e assim solucionar definitivamente a Transposição dos Servidores.
Ao final do encontro Divina Costa fez questão de registrar a boa impressão de que teve de Rodrigo Marinho, que demonstrou muito equilíbrio nas suas posições e também muito interesse pela questão envolvendo os servidores policiais e aqueles que estavam em desvio de função como agente administrativo e condutores de viatura e disse que tudo fará para ajudar na solução. Rodrigo também enfatizou a sua boa impressão com a presidente Divina Costa e com a vontade e disposição da mesma em acelera a transposição dos servidores. Ambos já apostam que a parceria vai gerar muitos frutos para os servidores.