Domingo, 20 Abril 2025
Alvorada do Oeste - Polícia Civil divulga resultado da operação que cumpriu 41 ordens judiciais

Alvorada do Oeste - Polícia Civil divulga resultado da operação que cumpriu 41 ordens judiciais

A Polícia Civil divulgou no início da noite desta sexta-feira (10.06) o resultado final da operação "RESTOLHO", deflagrada na região central de Rondônia. A operação, realizada pela Delegacia de Alvorada do Oeste, coordenada pelo Delegado Regional Silvio Hiroshi Yamaguchi, teve como objetivo principal combater o tráfico de drogas no município, bem como apurar um crime de homicídio ocorrido em fevereiro do corrente ano.

Logo nas primeiras horas do dia a megaoperação foi deflagrada, visando ao cumprimento de 41 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de buscas referentes a crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, e 5 mandados de prisão temporária e 8 de busca e apreensão referentes ao homicídio. 

Foram cumpridos mandados em Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Costa Marques.

Em Alvorada do Oeste, enquanto o helicóptero Falcão 02 do Núcleo de Operações Aéreas sobrevoava o município, diversas equipes da Polícia Civil davam cumprindo aos mandados de prisão e busca.

A operação contou com um efetivo total de 60 Policiais Civis, sendo utilizadas em solo 20 viaturas da instituição.

Dos mandados expedidos pela Juíza de Alvorada do Oeste, apenas 3 mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária não foram cumpridos.

Durante a operação, a Polícia Civil efetuou ainda três prisões em flagrante, pelos crimes de tráfico de drogas, contrabando e posse irregular de munição.

A ocorrência de contrabando foi encaminhada à PF de Ji-Paraná, sendo lá lavrado o respetivo auto de prisão em flagrante. Em relação a este crime foram apreendidas duas caixas de cigarro paraguaio.

O título da “Operação Restolho”, faz referência a sobra ou resto de uma colheita de cereais, e neste caso, se aplicando em conseguir prender o que sobrou de operação deflagrada em 2013, quando diversos traficantes foram tirados de circulação em Alvorada na “Operação PC 27”. Alguns indivíduos, diante das prisões ocorridas na época, deixaram o município e pararam de vender drogas, voltando à atividade em 2015, sendo o principal deles identificado como “Vladimir”.

A Polícia Civil aprofundou as investigações no início de 2016, conseguindo identificar a atuação de um grupo criminoso na traficância de drogas.

A facção costumava buscar drogas em Costa Marques, pasta base de cocaína, que era levada para Alvorada do Oeste e transformada em “crack”. Posteriormente, todas as bocas de fumo do município eram abastecidas, por vezes, parte da droga era enviada para outras cidades.

De acordo com a Polícia, esta organização criminosa mantinha ainda uma boca de fumo bem movimentada na cidade, sendo todos integrantes preventivados, destes, apenas um não foi encontrado.

Com relação ao homicídio de Gessel Gomes da Silva, de 38 anos, que, foi encontrado morto em uma residência na madrugada de domingo (21/02), em Alvorada do Oeste, ficou pendente uma prisão temporária.

A Polícia Civil não descarta a possibilidade de se efetivar novas prisões nos próximos dias.

http://www.alvonoticias.com/noticia/147/alvorada-do-oeste---policia-civil-divulga-resultado-da-operacao-que-cumpriu-41-ordens-judiciais-videos

 

000