Na última sexta-feira (22) esteve em visita de inspeção acompanhamento uma Equipe da Ouvidoria da Sesdec - Secretaria de Estado da Segurança Pública e Cidadania em Ji-Paraná - RO, tendo a frente a Drª Valquiria Maia, que após publicações na mídia rondoniense das atuais condições e situações em que se encontram os prédios de Delegacias do estado todo, quase sem excessão, o governo resolveu mandar averiguar se é verdade ou não que publicou a imprensa de Rondônia.
As Condições péssimas de trabalho do servidores, falta de pessoal, falta de material e falta de uma política salarial que o Governo do Estado insiste em não negociar com seriedade o envio do PCCS da categoria Polícia Civil para votação na Assembleia Legislativa e consequentemente a sanção por parte do Chefe do executivo, tudo isso tem se agravado ao longos dos anos e o resultado reflete diretamente na assistência da população de Rondônia.
Outro fator grave que ocorre no âmbito da Polícia Civil é a desvalorização dos servidores com a falta de Concursos e a retirada de direitos por parte do Governo, em alguns casos até mesmo quando se ganha por via judicial.
Percebe-se claramente que o Governo está praticando uma espécie de pirraça contra a Polícia Civil pelo fato desta Instituição trazer a público a reais condições de trabalho e outros descasos com a Instituição e a população.
A Ouvidora em algumas vezes ficou chocada com o real estado em que as coisas se encontram no âmbito da Polícia Civil de Rondônia, pois viu de perto o situação de penúria em que as dependências de Delegacias de Rondônia estão atualmente.
Só resta saber se depois de todas as denuncias feitas por parte da imprensa escrita, falada e televisiva, o Governo vai tomar uma atitude positiva no sentido de corrigir a postura que adotou desde a sua primeira gestão em relação à Polícia Civil, pois já não é mais possível ver como a Segurança Pública de Rondônia está sendo administrada por este governo insensato e arrogante, que só visa o seu interesse e nunca da população e dos servidores desse setor primordial que é a Segurança.
Além de tudo que já foi dito, os policiais civis de Rondônia não só colocam suas vidas em risco em detrimento da profissão, mas também colocam em risco a saúde em razão do péssimo estado de conservação dos prédios das Delegacias, poisos prédios estão podres e isso os tornam heróis duas vezes.